quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hospital Bettina Ferro amplia serviços à população

A atual gestão do Hospital Universitário Bettina Ferro – e também da Universidade Federal do Pará (UFPA) – completou um ano. Período em que os serviços nas áreas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia na unidade ganharam força. O HUBF é referência nessas especialidades na Região Norte.

“Com o apoio dos servidores, o HUBFS vem demonstrando importante crescimento na sua recuperação financeira, administrativa e de saúde", ressalta o diretor do hospital, Murilo Morhy. "Para isso, o apoio da reitoria tem sido fundamental, principalmente porque temos a certeza de que o hospital presta um grande serviço à comunidade mais carente”, destaca o diretor.

Diagnósticos

O Setor de Meios Diagnósticos foi um dos mais passaram por melhorias. O espaço recebeu da reitoria equipamento para a realização de exame de Endoscopia Digestiva Alta, com pesquisa de H. pylori (espécie de bactéria que infecta o estômago humano e causa a gastrite aguda). Atualmente, a unidade aguarda a chegada do aparelho de Colonoscopia, exame que permite ao médico analisar a mucosa do intestino grosso.

Outro serviço que traz resultado positivo é o de Primeiro Atendimento que, até o mês de junho, havia prestado cerca de 1,9 mil atendimentos médico e de enfermagem aos trabalhadores e estudantes da UFPA, além de pessoas que sofreram algum problema de saúde dentro do campus da universidade. A iniciativa faz parte da política de humanização das relações de trabalho e valorização das pessoas, um prioridade da atual gestão da UFPA. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Hospital Bettina Ferro.

Ampliação

Em breve, o hospital terá a Faculdade de Medicina da UFPA ao seu lado. O canteiro de obras do prédio anexo ao Bettina, que abrigará parte da Faculdade, deve ficar pronto ainda este ano. O espaço atenderá 300 professores da faculdade, além dos cerca de 400 alunos que já desenvolvem atividades no hospital. O novo prédio contará com pessoal e equipamentos vindos do Instituto de Ciências da Saúde e da Reitoria. Serão 12 consultórios médicos, quatro auditórios com 200 poltronas, salas de professor e de espera, secretaria, recepção, banheiros e demais dependências. Os investimentos somam cerca de R$ 1 milhão e foram obtidos pela reitoria da UFPA.

“Com isso, queremos construir um verdadeiro complexo da saúde, com Hospital e Faculdades da área de saúde, como Medicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Ciências Biológicas, no entorno do Bettina Ferro”, conclui Murilo Morhy. (Ascom/UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário